terça-feira, 5 de outubro de 2010

Seminário de Meliponicultura de Franca - SP

Este importante evento contou com a presença de grandes e futuros mestres da meliponicultura da atualidade, como o meu querido amigo biólogo e pesquisador da Embrapa Amazónia Giorgio Venturieri, o Dr Cristiano Menezes da USP (que sabe tudo sobre ASF), a Profa. Dra. Marilda Cortopassi Laurino da USP, o pesquisador da Embrapa e consultor técnico da câmara setorial do mel e produtos apícolas Ricardo Costa e com a brilhante presença do nada mais nada menos Prof. Paulo Nogueira Neto em pessoa!
O Seminário trouxe muito conhecimento para todos os novos e experientes meliponicultores de vários estados do Brasil, onde tivemos aulas teóricas e práticas.
Com direito a camiseta e certificado todos levamos para casa muito mais do que conhecimento, mas sim novas amizades e grandes trocas de experiências!
Mas uma vez eu tive o prazer de conversar com meu grande mestre o Prof. Paulo N. Neto e de aprender muitas novas informações com o amigo Giorgio Venturieri, que alem de ser um ícone do presente da meliponicultura é uma pessoa humilde, muito simpático e que sempre está disposto a ajudar.
Alem dos momentos de palestras e aulas práticas tivemos oportunidade de curtir as coisas boas da bela cidade de Franca, que é a capital do sapato de SP, onde eu e meus grandes amigos e companheiros de viagens o Sr. Hermelindo Sandri (que tem apenas 50 anos de experiência com meliponicultura), os grandes amigos Wanderley Fardin e Ricardo Cosellato, nossos companheiros de hotel do Paraná Robson, Clenilson e Alexandre tivemos a oportunidade de degustar grandes refeições pela cidade! (nem todas foram grandes mais ta valendo rsrsrsrsrsr)
.
Meu amigo Hermelindo trocando experiências com o prof. Paulo Nogueira; e que beleza gente, nesta foto o que não falta é sabedoria de 2 grandes homens!

o Dr. Cristiano Menezes dando uma aula de como retirar mel de ASF... ai está um futuro mestre da meliponicultura, o Cristiano é uma excelente pessoa e que eu gostei muito de conhecer pessoalmente;



Que grande foto pra mim, eu ao lado do Giorgio Venturieri. Que me incentivou muito a parar minha atual faculdade (Eng. Produção) e fazer biologia para eu poder trabalhar com ASF... E quem sabe ir la pra Belem do Pará fazer uns estágios com ele em pessoa eim Gior
gio?? rsrsrsrsrs


Da esquerda p/ direita: em pé o amigo Clenilson, Robson, Alexandre (todos do Paraná), o São Paulino viado, ops, quer dizer macho ¬¬ é o amigo Ricardo Casellato, sentado morrendo de rir sou Eu, ao meu lado os companheiros Hermelindo Sandri e Wanderley Fardin. Todos nós estávamos degustando as iguarias ao redor do hotel (churrasquinho de gato, lanchinho de beira de avenida, cerveja, refrigerante e muito papo sobre abelhas! hahahahahahahhAHAhahahahah)

A meliponicultura está crescendo cada vez mais no Brasil, e um assunto de tal importância ambiental e cultural deve ser cada vez mais falado e difundido por todos!

Amigos meliponicultores e apreciadores do assunto do Brasil, vamos lutar pela causa e exigir regulamentação decente dos órgãos responsáveis pelo Brasil... Onde aqui é permitido criar e vender carnes e produtos de animais como paca, jacaré, capivara, avestruz etc, e as abelhas nativas que são muito mais importante para o ecosistema e que estão em grande perigo de extinção não podem ser criadas e comercializadas decentemente! É de se ficar irritado com a situação, mas nunca devemos desanimar!

Um forte abraço a todos os amigos, em especial aos realizadores e palestrantes do seminário de Franca...




Nenhum comentário:

Postar um comentário