terça-feira, 20 de julho de 2010

A abelha Lambe-olhos (Leurotrigona Muelleri)

Considerada a menor abelha do mundo com aprox. 1,5 milímetros, está espécie é encontrada em extinção em alguns locais onde ela é nativa.

Aqui em minha querida cidade de Mogi Mirim está espécie é encontrada em grande abundância, principalmente em proteções de fios nos postes de luz, onde ela acaba muitas vezes perecendo pois o calor esquenta absurdamente o ferro e derrete seu ninho. É encontrada também em muros de tijolo baiano, que é um espaço perfeito p/ seu enxame, e como o espaço é muito pequeno no meio do tijolo ela acaba soltando enxame muito rapidamente!
Eu possuo vários enxames desta espécie, onde a maioria foi capturado naturalmente, e as danadas acabam entrando em caixas e apetrechos muito grandes para seu pequeno ninho!
Aqui elas já habitaram uma jarra térmica velha no quintal, umas caixas iscas de jataí, e a melhor foi numa caixa que havia um enxame de Tubuna, que acabou perecendo, e está caixa é praticamente 50 vezes maior p/ seu pequeno ninho.
Muitas pessoas não sabem da tamanha delicadeza de seu enxame e acabam tentando retira-las de paredes e blocos, e quase sempre o enxame acaba morrendo por ser muito judiado.
Seu enxame é na maioria das vezes mediano e pequeno, demorando muito tempo para virar um enxame grande, pois penso eu que por elas serem muito pequeninas a produção de mel e estoque de pólen é muito devegar.
Mas aqui possuo enxames com mais de 10 anos em caixas, e estes enxames são de grande população de abelinhas, chegando a fazer bastante crias e grande acumulo de minúsculos potinhos de mel.
Tirei varias fotos abaixo mostrando a proporção de tamanho entre as lambe olhos (Leurotrigona Muelleri) ao lado de Mandaçaia e Uruçu Verdadeira, como minhas pequenas sabem o tamanho amor e dedicação que tenho com elas, elas ariscam a coletar alimento na palma de minha mão!
...
Potes de mel (enxame com mais de 10 anos)
Potes de mel (enx. c/ mais de 10 anos)
Grande numero de crias em cacho
Enxame médio (foto de outro meliponicultor)
Enxame em jarra térmica com 7 anos. (olhe a diferença entre ela e a Mandaçaia)

Em minha mão 2 Uruçus, 1 mirim droryana e 2 lambe-olhos, todas coletando mel.

Olhem o tamanho da lambe olhos!

Que coisa linda as pequeninas ao meio das gigantes!

2 x 1 ! nem assim!



Um abraço a todos!

17 comentários:

  1. Amigo Felipe,

    muito lindas essa abelhas,eu ainda não tenho essa espécie,mas pretendo ainda criá-las,só pela beleza e delicadeza...

    Ótima postagem e ótimas fotos,parabéns!

    Um abraço.
    Paulo Romero
    Meliponário Braz.
    João Pessoa,PB.

    ResponderExcluir
  2. Marcos Gonçalves Ferreira8 de outubro de 2010 07:58

    caro amigo,

    Trabalho com pólen coletado por Asf, e gostaria de obter mais informações sobre pessoas q tem a jatai acreana, biologia, arquitetura do ninho, etc...caso tenha essas informações ficarei agradecido ok!!

    abs

    ResponderExcluir
  3. desculpe aqui está meu endereço !

    Marcos Gonçalves Ferreira
    Laboratorio de Palinologia-CPBO
    INPA- Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
    Av: André Araújo, 2936-Aleixo
    Manaus-AM Cep: 69060-001
    (092) 3643-3311 cel. (92) 9162-2794

    ResponderExcluir
  4. e-mail: mgfbio@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. PARABENS PELAS FOTOS!!!
    MUITO LINDAS, AS ABELHAS E AS FOTOS!!
    POSSUO DESSAS DUAS ESPÉCIES, A LAMBE OLHOS E A MIRIM,E TAMBEM TENHO (MADAGUARI AMARELA, TUBIBA, URUÇÚ AMARELA, TIÚBA, CAGA-FOGO, JATAÍ, TUBUNA)
    PARABENS PELO SEU TRABALHO COM ASF, SEMPRE QUE POSSO VEJO SEU BLOG, E ADMIRO MUITO SEU TRABALHO!!
    PARABENS,,,,
    JUNIOR PAULO, CÁCERES MT....
    jpzocal@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de adquirir enxame de uruçú nordestina, gostaria de saber se tem para me fornecer e valor !

    email : ptpoeta@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. tenho 5 enxames de lambe-olhos em caixinhas é extremamente dificil captura-los precisa de muita paciência e dedicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique, vc tem enxames de lambe olhos para vender?
      abelhasindigenas@hotmail.com

      Excluir
    2. Henrique, boa tarde, estou a procura de enxames de lambe olhos, vc tem para venda? fmsanz@uol.com.br

      Excluir
  8. BOA TARDE FELIPE, SOU INICIANTE TENHO UMAS OITO COLMEIAS INCLUSIVE RETIREI UMA COLONIA DESTA LAMBE OLHOS, SEM QUERER ACHEI EM UM MURO E RETIREI ANTES QUE ALGUEM MATASSE ELAS.. PARABENS PELAS POSTAGENS, FOI COM ELAS QUE IDENTIFIQUEI A LAMBE OLHOS.. GOSTARIA DE TROCAR IDEIAS COM VC.. SERA QUE SERIA POSSIVEL? ATE BREVE.. SILVIO SKI..

    ResponderExcluir
  9. Há mais de dez anos, no quintal da casa de minha mãe em Fortaleza Ceará, dentro de um tijolo tem uma colmeia destas abelhas. Sempre achei interessante e nunca retiramos elas de lá, pois sou uma pessoa que tento preservar e conservar o meio ambiente. Porém só agora fiz uma pesquisa sobre essas abelhas, por prestar mais atenção a saída delas para tirar pólen das flores onze horas que minha mãe plantou próximo a colmeia delas. Fiquei super feliz de saber que estamos contribuindo para que estas pequeninas continuem seu ciclo de vida sem serem importunadas.

    ResponderExcluir
  10. Há mais de dez anos, no quintal da casa de minha mãe em Fortaleza Ceará, dentro de um tijolo tem uma colmeia destas abelhas. Sempre achei interessante e nunca retiramos elas de lá, pois sou uma pessoa que tento preservar e conservar o meio ambiente. Porém só agora fiz uma pesquisa sobre essas abelhas, por prestar mais atenção a saída delas para tirar pólen das flores onze horas que minha mãe plantou próximo a colmeia delas. Fiquei super feliz de saber que estamos contribuindo para que estas pequeninas continuem seu ciclo de vida sem serem importunadas.

    ResponderExcluir
  11. Felipe gostaria de tirar uma dúvida.
    Tenho um árvore em minha casa ( Abiu amarelo),produz flores mas não vinga os frutos pois não vejo abelhas nenhuma no meu quintal. Gostaria que me indicasse qual espécie de abelha é mais indicada . No meu caso a flor não se abre totalmente e fica um furo reduzido ,pretendo fazer uma criação de uma especie que resolva meu problema se puder entrar em contato (28)998868987 - Darci

    ResponderExcluir
  12. maravilhoso, adoraria ter uma colmeia destas em casa!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo artigo com informações tão claras e objetivas...
    Moro em Tietê/SP próximo à Piracicaba e tenho vários enxames de jatai, por isso gostaria de saber se você teria interesse de trocar enxames de Jataí por alguma mirim sua... Estou em busca de mirins para colocar em caixas didáticas e poder mostrar nas escolas da região... Ajudaria muito se você puder trocar algumas...
    Meus contatos: olmiroborges@gmail.com
    (15)9.8155-5284
    Obrigado.
    Olmiro

    ResponderExcluir
  14. Boa noite você tem alguma​ comeia desta abelhinha para vender se tiver me informe o preço obrigado

    ResponderExcluir
  15. Boa noite você tem alguma comeia desta abelhinha para vender se tiver me informe o preço obrigado

    ResponderExcluir